MUTUALIDADE POPULAR – Cumprir o centenário com uma mulher ao leme 

MUTUALIDADE POPULAR 

Cumprir o centenário com uma mulher ao leme 

 

A dois anos de completar um século de existência, a associação Mutualidade Popular elege, pela primeira vez, uma mulher para Presidente do Conselho de Administração. Trata-se da bióloga marinha Ana Passos, com PhD em genética, pela University of Leicester (Reino Unido), atualmente a lecionar. Nos próximos quatro anos Ana Passos terá como missão fazer crescer a associação, aumentando o número de associados, modernizando e tornando-a mais próxima da comunidade, utilizando para isso as ferramentas digitais (redes sociais), hoje disponíveis e acessíveis a todos, para comunicar, encurtando assim a distância entre a associação, os seus associados e a população em geral. Ana Passos sucede no cargo ao Dr. Luís Carvalhinho Correia e terá como Presidente da Assembleia Geral o Dr. Libertário dos Santos Viegas.

Recorde-se que a associação Mutualidade Popular que tem sede em Faro, mas é uma das grandes referências entre as suas congéneres no país, com associados em todo o território nacional, tem uma longa tradição na área da assistência social, tendo prestado apoios como subsídios por viuvez e empréstimos, numa altura em que não existia Segurança Social. Desta forma era possível uma viúva ou os sobrevivos receberem uma assistência que podia ir até aos 25 contos, dependendo do facto de o associado ter sido um contribuinte de primeira ou de segunda classe, isto é, se pagava uma quota mensal de 7$00 ou de 3$50, respetivamente. Esta assistência à família em luto era uma maneira de minorar as consequências financeiras de uma morte prematura.

Tendo iniciado a sua atividade em 1926, dela fizeram parte grandes nomes da nossa sociedade como António Mendes Madeira, António Ramalho Ortigão, Carlos Augusto Lyster Franco, Justino Cúmano Bívar e Joaquim da Rocha Peixoto Magalhães, este último, treze vezes presidente da Direção.